Como evitar as cáries

Seus dentes são o resultado da saúde de seu organismo. Assim, adotar uma dieta mais saudável e alguns procedimentos diários que mostraremos ao longo deste post são uma ótima maneira de como evitar as cáries.

A cárie é uma das doenças mais comuns no Brasil, mas muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. Ela é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que se come como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido.

A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista.

A cárie

A formação da cárie dentária envolve três fatores principais:

• os alimentos ou bebidas ingeridas (a dieta)
  • as bactérias na placa
  • seu atual estado de saúde oral.

Os três tipos de cárie são:

Cárie de raiz – Este tipo de cárie é o mais comum entre os adultos maiores, que são mais propensos a sofrer retração das gengivas. Ocorre na superfície das raízes dos dentes.

Cárie por fossas e fissuras – Este tipo de cárie ocorre nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores. É possível preveni-lo por meio da escovação; no entanto, se você não for constante na sua higiene bucal, este tipo de deterioração pode piorar rapidamente.

Cárie na superfície lisa – Este tipo de cárie ocorre na superfície plana exterior dos dentes quando as bactérias não se eliminam e a placa se acumula. Esse é o tipo menos sério e pode ser tratado do fluoreto. Também é útil você saber esse tipo de cárie pode ser combatida com o uso regular e apropriado do fio dental.

Bons hábitos alimentares

Além de cortar o açúcar o máximo possível, especialmente nas bebidas; você também pode evitar as cáries ingerindo mais cálcio, principal componente da formação de ossos e dentes. Esse último nutriente, aliás, pode ser encontrado de forma mais concentrada no leite e em seus derivados. Para ajudar na prevenção da cárie dentária, deve se limitar a ingestão de açúcar, os alimentos grudentos e as bebidas açucaradas entre refeições.

Bactérias

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes. Como resultado, acontece o acúmulo de placa bacteriana e a produção de ácidos que os corroem.

As bactérias interagem com os alimentos que ingerimos para produzir produtos de resíduos em forma de ácidos, provocando uma avaria ou desmineralização das áreas por debaixo da superfície do dente. Esta decomposição da superfície do dente é a cárie dentária.

As bactérias da placa nos dentes devem ser retiradas mediante escovação, pelo menos duas vezes por dia, e através do uso do fio dental uma vez por dia. Em geral, um dente limpo pode se manter saudável. Algumas bactérias são mais propensas a ocasionar cárie, já que podem utilizar os açúcares e amidos que você ingere melhor do que outros.

Prevenindo o surgimento da cárie

Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries. Confira abaixo algumas dicas de como evitar as cáries e deixar seu sorriso mais bonito.

• Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;
  • Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega em cantinhos onde a escova muitas vezes não alcança;
  • Diminua o consumo de alimentos açucarados;
  •  Beba bastante água para estimular a produção de saliva;
  • Consulte seu dentista a cada 6 meses.

Gostaria de maiores informações de como evitar as cáries, então, entre em contato conosco, clicando aqui!

Conheça toda a linha de produtos da nossa loja, clicando aqui!