Retração gengival: Conheça as principais causas

A retração gengival acontece quando existe uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas num dente ou em vários ao mesmo tempo.

Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo, sendo que, se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, poderá ter consequências graves, podendo provocar uma infecção ou mesmo levar à perda do dente e à danificação do osso e do tecido do maxilar.

Causas da retração gengival

Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.

Listamos algumas das causas mais comuns de retração da gengiva:

1 – Fazer força demasiada na escovação ou no uso de fio dental: É ótimo ter entusiasmo com o cuidado da boca, mas de acordo com um artigo da Revista de Periodontologia, você deve se certificar de estar escovando, e não esfregando os dentes! Nunca use uma escova de dentes que não seja rotulada como “macia.” Seja gentil com seus dentes, e lembre-se que cuidar deles não deve ser algo doloroso.

2 – Genética: As características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo. Portanto, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.

3 – Posicionamento anormal de algum dente: A falta de alinhamento dos dentes pode causar recessão gengival.

4 – Ranger de dentes ou bruxismo: Você costuma acordar com dor de cabeça? Seu cônjuge ou parceiro se queixa de você ranger os dentes? Este hábito pode ser a causa de muitos outros males dentais além da retração gengival, desta forma, informe seu dentista imediatamente se você desconfia que está rangendo seus dentes. O bruxismo pode ser tratado de forma fácil e indolor com o uso de uma placa, dentre outras opções.

5 – Trauma no tecido da gengiva: O tecido da gengiva pode recuar quando sofre um ferimento traumático em um dente ou dentes.

6 – Saúde bucal ruim: Caso seus hábitos bucais sejam questionáveis, a recessão gengival pode ser resultado de periodontite.

Tratamento

Para quem já apresenta o problema, a primeira indicação é fazer o controle e a manutenção com o profissional.

É importante enfatizar que o diagnóstico e o tratamento adequado da retração gengival são feitos no consultório odontológico. Com a observação e as orientações periódicas, fica mais fácil prevenir e controlar o problema.

Em alguns casos, a correção cirúrgica deve ser considerada, principalmente se existe a possibilidade de evolução do processo ou quando a estética fica muito comprometida. Técnicas modernas de reconstrução de tecido ou de aumento de volume da gengiva são bem-vindas nesse contexto.

Gostaria de maiores informações de como prevenir a retração gengival, então, entre em contato conosco, clicando aqui!

Conheça toda a linha de produtos da nossa loja, clicando aqui!